CBSUP anunciada


 

Fundada a partir da ABSUP, entidade agora ganha estatus de confederação. Foto: reprodução

Conforme reportado pelo SUPCLUB.com.br, que adiantou o anúncio da formalização da Confederação Brasileira de SUP (CBSUP) durante a realização da primeira etapa brasileira de SUP race disputada na última semana em Ilhabela (clique aqui), em nota oficial enviada hoje (28/03), Ivan Floater, presidente da ABSUP, agora CBSUP, confirma a oficialização da entidade. Confira o texto:

Por Ivan Floater

"O Aloha Spirit  foi palco de um momento histórico para o SUP brasileiro. Durante o evento se deu a formalização da CBSUP - Confederação Brasileira de StandUp Paddle. Num clima de muita harmonia, respeito e união foram debatidas questões pertinentes ao esporte.

A  CBSUP, Confederação Brasileira de Stand up Paddle é o órgão máximo do esporte no país, sendo, portanto a entidade que gerencia e determina os critérios de homologação e organização de todas as competições nacionais profissionais e amadoras e, definindo os padrões técnicos dessas competições.

Fundada em março de 2013 pelas legitimas federações e associações estaduais do esporte constituídas no país até a presente data, a entidade assume todas as funções e responsabilidades da ABSUP.

A CBSUP orgulha-se em ser a primeira confederação a garantir e estabelecer um canal de comunicação direto entre o atleta e entidade, prevendo em seu estatuto a participação efetiva dos atletas no desenvolvimento do esporte, através da sua representação em decisões nos conselhos da entidade.

As entidades estaduais legalmente formalizadas e filiadas a CBSUP e seus promotores serão responsáveis pelos circuitos estaduais que contarão pontos para o ranking nacional, eventos que tem a função de desenvolver, com o apoio da CBSUP, o SUP nos estados, incentivando desta forma a organização do esporte e o surgimento de novos talentos.

Atualmente o Stand up Paddle abrange as modalidades: Wave, Race, Race Técnico (Slalon / Cross), Sprint, Rafting (Sprint / Slalon), Long Distance (Downwind / Maratona), SUP Fish e SUP Polo. Novas modalidades deverão surgir, assim como o esporte devera atingir novos limites e, portanto o livro de regras da entidade estará em constante evolução.

Seguindo a mesma linha de relacionamentos da ABSUP, a CBSUP estará sempre de portas abertas para todos competidores, praticantes, dirigentes de associações, técnicos de atletas, jornalistas especializados, organizadores de eventos ou até mesmo apreciadores do Stand up Paddle que desejarem dar a sua contribuição para o desenvolvimento do esporte.

A CBSUP objetiva que o SUP seja esporte olímpico e buscará recursos já a partir do ano de 2013, para financiar a representação internacional oficial dos atletas  campeões e vice-campeões brasileiros nos eventos amadores internacionais."

Entidades Fundadoras da CBSUP 

- Federação Catarinense de Stand Up Paddle - FECASUP.

- Federação Gaúcha de Stand Up Paddle - FERGSUP.

- Federação Mineira de Stand Up Paddle - FEMSUP.

- Federação de Stand Up Paddle do Distrito Federal - FSUPDF.

- Associação Baiana de Stand Up Paddle - ASUP-BA.

- Associação de Stand Up Paddle do Ceara - ASUP-CE.