Coluna do Bob: Brasileiro de SUP RACE – Parte III


 

Nosso colunista Bob de Araujo encerra sua trilogia de análises sobre o Brasileiro de SUP RACE e aproveita para comentar o recém lançado calendário de 2012.

Brasileiro de SUP RACE – Parte III

Por Bob de Araujo (*)

Bom, após o hiato do Waterchallenge II no meio das minhas análises sobre o Brasileiro de SUP RACE, vou fazer o desfecho, conforme prometido, da trilogia. 

Agradecimento.

O primeiro agradecimento que eu gostaria de prestar é em relação aos atletas: nós temos o dever de manter o mesmo espírito de camaradagem que tivemos durante o primeiro ano de SUP RACE. Sei que não vai ser fácil, mas é uma missão que devemos zelar por afeta a todos. É um caso clássico de que o indivíduo deve ceder em prol do coletivo. Sem mais delongas, obrigado a todos vocês atletas que participaram do Brasileiro de SUP RACE por terem contribuído para o desenvolvimento do esporte.

Aproveitando essa deixa, gostaria de deixar à parte a minha participação enquanto representante da Surftech, e prestar um especial agradecimento como atleta de SUP aos amigos que fizeram parte do nosso time: Bezinho Otero, Alex Araujo, André Torelly e Magno Matozo. Independente de qual marca fosse, foi uma honra fazer parte desse time que, acima de tudo, soube fazer força e se divertir com isso. Espero que 2012 nos traga igual força só que mais alegria.

Da esquerda pra direita: Magno, Bob, Alex, Bezinho e Torelly. Foto: Mila Bulus

 

O segundo agradecimento é direcionado à ABSUP. Sem o Ivan Floater (presidente) e o Magno Matozo (diretor de prova) o nosso calendário 2011 não teria acontecido da forma como foi e 2012 não estaria no rumo que está. É fácil a gente ficar de fora comentando e criticando – de forma construtiva ou não – mas a verdade é que poucos tem a capacidade para arregaçar as mangas e agir. Então, mais uma vez obrigado Ivan e Magno por terem agido em prol do nosso esporte.

Aproveitando essa oportunidade, vou compartilhar aqui o último informativo enviado pela ABSUP com o calendário 2012 e as novas regras:

"Caros amigos,

Como já falado anteriormente, o circuito brasileiro de 2011 foi  um grande laboratório para o SUP nacional, e  despertou o interesse de novas empresas e patrocinadores em investir no nosso esporte. Essa prazerosa jornada que criou referências, e  campeões também criou uma grande família.

Alguns dos frutos dessa jornada  começam a ser colhidos. E o que se passou nos bastidores da ABSUP entre a reunião dos atletas ao final do circuito na Bahia, a seleção e analise dos projetos de eventos encaminhados, o desejo democrático da maioria dos participantes, a evolução do esporte e do mercado, assim como as necessidades da mídia,  se traduzem de forma simplificada e direta no calendário a seguir  e em algumas mudanças no livro de  regras, aqui em primeira mão divulgadas.

A ABSUP elaborou o calendário de 2112, selecionando as propostas mais consistentes encaminhadas a entidade, Configurando um total de 07 etapas de SUP race (com dois descartes) e 04 de SUP Wave (com 1 descarte).

Reprodução de calenário extraído de absup.com.br/calendario.html (clique para ampliar)

Algumas datas poderão sofrer ajustes, assim como novos eventos somente com premiação superior as oferecidas poderão entrar para o calendário no decorrer do ano vigente.

Quantos as regras, as mudanças mais significativas foram:

A Modalidade  SUP Race 12’6”, passa a chamar Race Profissional com classificação geral e premiação estendida até a 12ª colocação independente da idade. O race profissional será dividido em Masculino e Feminino. Contabilizando pontos para o  ranking haverá também homologação dos resultados para as categorias Master e Super Master.

(Dos 48 atletas que participaram do Race 12’6”em 2011, 16 atletas participaram pelo menos das três etapas validas para somatória da pontuação e cinco participaram de duas etapas). Esses números e a grande quantidade de consultas e filiações que recebemos de atletas interessados em competir no circuito de 2012 na Race 12’6”, não deixam dúvidas que a essa será a categoria mais representativa do circuito e portanto  nada mais justo que valorizá-la como o nome de Race Profissional.

A Modalidade SUP Unlimited continua com o mesmo formato de 2011. As possíveis subdivisões relativas ao tamanho de pranchas só ocorrerão se houver quórum acima de 5 atletas por subdivisão.

(Dos 22 atletas que competiram no circuito, dois participaram de 3 etapas, 1 participou de duas etapas, todos os outros apenas de uma etapa...) A categoria tem crescido no Brasil, Porém não houve registros de novos filiados desde a etapa da Bahia. A expectativa é que em 2012 mais atletas participem de varias etapas, possibilitando uma maior interação e uma maior representatividade  atuante da classe nos campeonatos desse ano.

A Modalidade  Supsurf, passa a se chamar FunRace, com tamanho limite regra para o circuito 10’6”. As possíveis subdivisões relativas ao tamanho de pranchas só ocorrerão se houver quórum acima de 10 atletas por subdivisão. Deverá haver incentivo extra no ano vigente para as categorias, Junior e Kids!

(Dos 60 atletas que competiram no Supsurf no circuito, apenas 3 atletas participaram de duas das quatro etapas realizadas). Ficou claro que o Supsurf, agora chamado “FunRace”  é praticado na grande maioria dos casos por atletas ou praticantes novatos que participam das competições promovidas apenas na região onde moram, seja pelo o prazer da confraternização que bate a sua porta e ou desafios pessoais sem compromisso com o circuito num todo. O praticante de FunRace, assim sendo, confirma sua característica de uma categoria amadora importantíssima, pois além do grande sucesso que possibilitou com suas disputas locais, gerou e promete gerar ainda mais, muita confraternização. Outro ponto é que o FanRace se estabeleceu como uma divisão de acesso,  despertando  o interesse de muitos praticantes  em se profissionalizar e migrar para as outras categorias.

A Modalidade SUP Wave, passa a contar com um circuito de quatro etapas com um descarte, nas categorias, Masculino, Feminino e Master.

Galera reunida em Salvador, na última prova do ano. Foto: Fabriciano Jr

O Circuito Brasileiro de 2012 esta programado para começar na cidade Maravilhosa com o Rei e Rainha do Mar, Arpoador Sunset, nos dias 10 e 11 de Março. Em breve estaremos encaminhado mais informações sobre o evento. http://www.reierainhadomar.com.br/

Não deixe de participar dessa grande festa!

Fique atento ao calendário de 2012 no site e as próximas etapas  a serem confirmadas: http://www.absup.com.br/calendario.html

Homenagem aos organizadores e patrocinadores do circuito em 2011

Finalizando esse informativo, gostaríamos de deixar registrado todo o nosso agradecimento para com os amigos organizadores e empresas patrocinadoras que tornaram possível a realização do primeiro circuito brasileiro de Stand Up Paddle em 2011. Representados acima, unidos numa só imagem de forma direta e objetiva, através dos cartazes de vossos respectivos eventos. Parabéns a todos! Até breve!

Reme conosco! Participe! Toda idéia ou critica saudável sempre é muito bem vinda!

Para mais informações sobre o esporte visite o nosso site: http://www.absup.com.br/ , ou no nosso blog: http://absup.wordpress.com/ "

Mahalo e até semana que vem,

Bob. 

(*) Bob de Araujo é representante da Surftech no Brasil e escreve às quintas para o supclub.com.br

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Coluna do Bob ,