Coluna do Bob: Molokai 2 Oahu


 

Por Bob de Araujo (*)

Equiparada ao “Superbowl” (maior evento do futebol americano), a prova de SUP RACE Molokai a Oahu encontra-se em sua 16ª Edição e será realizada no próximo dia 29 de julho. O famoso e traiçoeiro Ka’iwi Channel (responsável por tirar a vida do primeiro e maior big rider de todos os tempos: Eddie Aikau) separa as ilhas havaianas de Molokai e Oahu e será ele o “palco” deste grande evento.A Molokai to Oahu, também conhecida por M2O, consagrou o monstro do paddleboarding, Jamie Mitchell, com decacampeão desta travessia e muita expectativa está sendo colocada em torno de JM já que este será o primeiro ano que ele irá fazer a travessia em um Stand Up Paddle.

Ano passado as condições foram favoráveis e, pela primeira vez na história da competição, um atleta de SUP (Connor Baxter) chegou na frente do Jamie Mitchell, batendo o recorde da prova de 2010 em mais de 26 minutos. JM conseguiu reduzir a sua marca de 2010 (de 04:52:45 para 04:40:31) mas isso não foi o suficiente para chegar na frente do Scott Gamble (4min atrás do Connor) e nem do brazuca Livio Menelau (3min atrás do Scott e quase 7min na frente do paddleboarder JM).

Bob de Araujo, Antonio Chaer e Fabiano Faria início dos treinos em Búzios para a M2O – Foto: Mila Bulus

É... A 16ª Edição promete... Pensando nisso, resolvi acompanhar de perto esse desafio e me inscrevi para a M2O. Não é barato: U$350.00 de inscrição e mais U$800.00 de barco de apoio (obrigatório para a prova).

Chaer, Bob e Ratones: Mais treinos em Búzios – Foto: Mila Bulus

Obviamente, não tenho pretensão nenhuma de ouvir a música tema do Rocky Balboa (é isso que o vencedor da M2O ouve ao cruzar a linha de chegada), nem mesmo disputar uma colocação entre os melhores. Aliás, meu objetivo é apenas um: superar as famosas “32 punishing miles” (ou 52 quilômetros castigantes) que separam Molokai de Oahu. Pensando nisso e, por ser a minha primeira vez nesse desafio, preferi não me arriscar sozinho no percurso e me inscrevi em dupla com o bróder Gustavo Ratones. (nota do colunista: não sei se estou com mais receio dos brutais 52km ou do capitão do meu barco, que tem 75 anos de idade!!).

A prancha 14 que usaremos na M2O C4 Waterman modelo V1 – Foto: Mila Bulus

Essa pilha da M2O omeçou com os niteroienses Antonio Chaer e Fabiano Faria que se inscreveram para correr em dupla... Daí ficou fácil: mais divertido que completar a prova é, pra gente, o desafio de quem chega na frente: Rio ou Niterói? Começamos os treinos no final de semana que passou... Façam suas apostas (a nossa já está rolando) e vamos ver quem vai chegar na frente!!

A dupla do Rio de Janeiro: Gustavo Ratones e Bob de Araujo – Foto: Mila Bulus

Mahalo e que vençam os melhores,

Bob.

(*) Bob de Araujo é representante da Surftech e da C4 Waterman no Brasil e escreve às quintas (do calendário Asteca) para o supclub.com.br

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Coluna do Bob ,