Fortes emoções na North Shore Paddle Challenge


 

Evento apostou em provas de curta e longa distância. Foto: JDPhotofairy / Naishsurfing.com

Por Redação SUPCLUB.com.br 

Realizado em ótimas condições de clima e vento, o dia 01 do North Shore Paddle Challenge, primeira prova de SUP Race realizada pela Waterman League, levou um bom público para torcer por seus atletas em frente ao Turtle Bay Resort, na costa norte de Oahu, Hawaii. Provas de explosão em percursos mais curtos marcaram o dia.

Em um sistema semelhante ao empregado na BOP Califórnia, foi realizado um sistema de baterias de SUP Race 12’6”, com percursos mais curtos, onde seis remadores por bateria disputam três vagas para avançar a próxima fase. Esse formato, de acordo com os organizadores, manteve o evento mais dinâmico perante o público por ser fácil de acompanhar.

Zane Schweitzer, Kai Lenny e Noa Ginella. Foto: JDPhotofairy / Naishsurfing.com

A bateria final foi o grande destaque do dia. Em uma combinação de corridas de endurance e equilíbrio sobre a prancha, os remadores mais rápidos e habilidosos se enfrentaram em uma emocionante disputa vencida por dois expoentes do SUP Wave: Zane Schweitzer, em primeiro, seguido de perto por Kai Lenny, em segundo. Noa Ginella cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, Abbey Kaeo, em quarto, Connor Baxter, em quinto e Noland Keaulana, em sexto.

Dia 02

No segundo dia de competições, as condições estavam bem mais desafiadoras. A prova de longa distância compreendia um percurso de downwind de 14 milhas (cerca de 22 Km) com largada em Turtle Bay e chegada em  Jameson's Beach, Haleiwa. Os ventos, com cerca de 20 knots, estavam bastante favoráveis no trajeto entre Turtle Bay e Sunset Beach, no entanto, após essa parte, fortes ondulações e rajadas contrárias, colocaram em teste as habilidades e conhecimento local de todos os competidores até a última parte da prova, em Haleiwa.

As pranchas 12'6”, principal classe do evento, foram as primeiras a sair, largando dois minutos antes das pranchas 14’ e unlimited. Após uma hora e 40 minutos de prova, os primeiros remadores já podiam ser avistados em Puena Point, pegando ondulações para relaxar um pouco antes do sprint final na linha de chegada em Jameson's Beach. Na 12’6”, o grande campeão foi o novato Andrew Legreco, que levou a vitória seguido Kai Lenny, em segundo, Abbey Kaeo, em terceiro, Mo Freitas, em quarto, e em quinto Ginella Noa. Já a14 pés foi vencida pelo campeão de windsurf Robert Teritehau, seguido por Joey Napoleon, em segundo e Michi Schweiger, em terceiro. Na unlimited, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Jerry Bess.

Foto: JDPhotofairy / Naishsurfing.com

Após o termino da prova, todos retornam para o Turtle Bay Resort onde foi realizada a cerimônia de premiação tendo como cenário a maravilhosa vista do por do sol na praia.

A North Shore Paddle Challenge marcou o final da temporada havaiana de provas de SUP Race e dá o início ao Stand Up World Series, primeiro circuito mundial de SUP Race promovido pela Waterman League, cuja primeira prova está marcada para o início de novembro no arquipélago de Fiji. 

Fontes de consulta: Naish Surfing e Stand Up World Series

Esta entrada foi publicada em Sup Club - SUP RACE ,