Jonas Letieri, um exemplo de SUPeração


 
Jonas Letieri.
Jonas Letieri.
Jonas Letieri.
Jonas Letieri.
Jonas Letieri.
Jonas Letieri.
Jonas Letieri e os repórteres da Tv Bandeirantes.
Jonas Letieri.
Jonas Letieri.
Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri e os repórteres da Tv Bandeirantes.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.
  • Jonas Letieri.

A coragem e a dedicação de Jonas, levaram repórteers da TV Band a relaizar uma matéria especial sobre o supista. Foto: arquivo pessoal

Em 2011 Jonas Letieri, então um promissor surfista, sofreu uma descarga elétrica de 13.800 volts. O grave acidente resultou na amputação de seus dois antebraços e quase lhe tirou a vida, mas sua garra e vontade de viver seguiram intactas. A prática do surfe ficou comprometida por causa do acidente, no entanto, graças ao SUP, Jonas encontrou uma maneira de seguir em contato com o oceano inspirando todos ao seu redor. Confira abaixo a história desse incrível atleta e saiba como ajudá-lo a conseguir uma prótese para os antebraços que muito o irão ajudar nas tarefas do dia a dia.

Por Jonas Letieri

Olá, me chamo Jonas Letieri Linares Ramos, 27 anos, natural de Santos, SP e atualmente vivo em Cabo Frio, RJ. Sou designer gráfico e um completo apaixonado por esportes. Comecei a praticar esportes aos 5 anos, quando meu pai me levou a uma escolinha de futebol em Foz do Iguaçú PR. Gostei tanto de esportes que comecei a praticar tudo o que eu podia, skate, basquete, capoeira, kung-fu, jiu-jitsu e ciclismo.

Jonas Letieri fzendo o que mais gosta. Foto: arquivo pessoal

Já o surf, conheci quando me mudei para Salvador, aos 12 anos, e fiquei fascinado. Minha vida passou a ser em prol do surf. Estudava para meu pai me deixar surfar e trabalhava para poder ter boas pranchas. O surf se tornou minha razão de estar vivo.

ACIDENTE E RENASCIMENTO

Aos 26 anos, morando em Cabo Frio RJ, fiz uma placa para a igreja da qual faço parte e me ofereci para fazer a instalação. Era uma estrutura grande de metal que acabou tocando no fio de alta tensão, recebi uma descarga  de 13.800 wolts, sobrevivi, mas perdi meus 2 antebraços, que foram queimados no acidente.

Dois meses depois de ter saído do hospital resolvi ir surfar, e foi minha maior vitória. Lá estava eu tomando vaca e surfando de novo, foi o um recomeço, reaprender a fazer algo que eu fazia com tanta facilidade. Um mês depois participei de uma competição de biathlon onde fui o único deficiente físico a competir, e o melhor, consegui vencer muitos participantes sem limitações físicas, e assim o esporte tem sido minha grande ferramenta de superação, para essa minha nova vida, hoje pratico surf, SUP - TRAVESSIA, skate, sand board e natação.

GALERIA DE IMAGENS

Quando todos diziam que eu não conseguiria voltar a surfar com o SUP, que  seria impossível, eu não dei ouvidos. Adaptei o remo colocando argolas para que eu pudesse encaixar o meu braço e consegui surfar e este foi o dia mais importante da minha vida depois do acidente, só que eu perdi dois remos que acabaram quebrando devido as adaptações artesanais, estou tentando o apoio de algum fabricante para desenvolver um remo resistente e participar de competições e travessias.

Convido os leitores do SUPCLUB.com.br a visitarem minha página no Facebook, chamada "Campanha Gálatas 6:10" () para conhecer um pouco mais sobre meus projetos e também as campanhas que estamos realizando com a ajuda de várias personalidades do esporte para que minha família consiga quitar o valor restante investido na compra de minhas próteses dos antebraços.

Muito obrigado! Aloha

Jonas

 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - Especial ,