Balanço do terceiro dia do Mundial da ISA


 
Poenaiki Raioha. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Emmy Merrill. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Poenaiki Raioha. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Emmy Merrill. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Equipe Brasileira. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Nicole Pacelli. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Carlos Bahia. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Lucas Medeiros. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Bahia e Lucas. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Sean Poynter. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Shakira Westdorp. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Emmy Merrill. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
Jackson Close. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Poenaiki Raioha. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Emmy Merrill. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Poenaiki Raioha. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Emmy Merrill. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Equipe Brasileira. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Nicole Pacelli. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Carlos Bahia. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Lucas Medeiros. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Bahia e Lucas. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Sean Poynter. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Shakira Westdorp. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Emmy Merrill. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA
  • Jackson Close. IWSUPCC 2014 Foto: Gonzales / ISA

Por

Foram encerradas na última terça-feira, 06/05, as disputas de SUP Wave do ISA World StandUp Paddle and Paddleboard Championship (WSUPPC), com a vitória de Poenaiki Raioha (TAI) e Emmy Merrill (EUA) que receberam as primeiras medalhas de ouro do evento.

Os jovens campeões, Raioha que tem 17 anos e Merrill, 20 anos, demonstraram um alto nível de surf e também mais uma indicação de que as novas gerações estão chegando com força total. Merrill tambem fez história no ISA, como a primeira mulher a ganhar duas medalhas de ouro no SUP wave (a primeira foi em 2012, no Peru).

O último dia do SUP wave foi também o mais emocionante da competição. As condições de surfe melhoraram com a presença de ondas mais potentes. Os organizadores da competição decidiram fazer uma pausa durante o meio-dia, na hora da maré baixa, para permitir que as melhores condições fossem surfadas durante as finais. Um decisão que se mostrou acertada.

"O nível de SUP surfe das finais foi incrível. As disputas foram intensas tanto no masculino quanto no feminino. Esperamos por melhores condições, fazendo uma pausa no meio do dia. As ondas melhoraram e o vento se acalmou para as finais." Disse animado o presidente da ISA Fernando Aguerre.

A primeiro final a entrar na água foi a das mulheres e Emmy Merrill mostrou além de surfe no pé, sangue frio e uma excelente tática, recuperando assim, sua medalha de ouro conquistada em 2012.

"Eu estou na lua! Foi incrível, há dois anos conquistar o primeiro título do mundial da ISA e agora conquistar o ouro novamente," disse Merrill. "No ano passado eu não pude competir porque estava ocupada com a escola. Procurei não colocar muita pressão em mim mesma em meu retorno para tentar recuperar o título e deu certo. Eu estou tão feliz!", concluiu.

A medalha de prata foi para Caroline Angibaud da França, bronze para a australiana Shakira Westdorp e a de cobre para Iballa Ruano, da Espanha.

Em seguida foi a vez dos homens entrarem na água e protagonizaram a melhor bateria da competição. Continuando suas performances impressionantes apresentadas nos dois primeiros dias da competição, Poenaiki Raioha, do Taiti, conquistou com méritos a medalha de ouro. Raioha ganhou duas pontuações impressionantes em suas primeiras ondas, 8,93 e 8,57 fazendo uma pontuação de calor total de 17,50, a mais alta de todo o evento. O jovem de 17 anos manteve grande serenidade para uma idade tão jovem e lidou com a pressão de seus adversários também. O Taitiano foi paciente e esperou as melhores ondas da bateria e sua estratégia resultou na vitória.

"Estou muito feliz. Esta é a minha primeira participação em um campeonato mundial da ISA, e eu estou muito amarradão com minha vitória!", Disse Raioha. "Eu precisava de grandes ondas para executar grandes manobras, então esperei a onda certa para ter um bom resultado. Eu aprendi a surfar com uma shortboard, então passei a surfar de longboard e depois, meu pai me apresentou ao SUP, e desde então, eu tenho praticado todos os dias depois da escola com meu pai e meu avô.", concluiu.

A medalha de prata foi para o australiano Jackson Close (14.17), bronze para o francês Antoine Delpero (14,17), e cobre Sean Poynter (11.07), dos Estados Unidos.

BRASILEIROS

Os brasileiros Carlos Bahia, Nicole Pacelli e Lucas medeiros pararam, respectivamente, na final e semifinal da repescagem. Lucas, parou na semifinal em disputa acirrada contra Sean Poynter (EUA), Justing Bing (AFS) e seu conterraneo Carlos Bahia, que avançou para a final juntamente com Poynter. Os dois primeiros colocados da final da repescagem ganhariam uma vaga na finalíssima e Lucas encerrou sua participação na sétima colocação.

Bahia surfou muito bem e com garra, mas lhe faltou uma onda com mais tamanho força e, assim, o carismatico local de Maresias encerrou sua participação na quarta colocação da bateria, e em sexto no resultado final. 

Nicole Pacelli, que foi medalhista de ouro em 2013, não encontrou seu melhor surf na final da repescagem e se envolveu em uma situação de interfencia surfando a mesma onda que a sua adversária Brisa Malaga, do Peru. Felizmente, para nós, os juízes entenderam que a interferencia foi da peruana. Mas, ainda assim, Nicole não conseguiu superar Iballa Ruano (ESP) que avançou em primeiro e Shakira Westdorp (AUS), segunda colocada. Nicole terminou a prova na quinta colocação. 

Mesmo sem a conquista de medalhas, os brasileiros conseguiram um bom resultado para o Brasil, colocando o país na quarta colocação do ranking, garantindo dessa forma precisos pontos na corrida pelo resultado final que determinará os países medalhistas. 

O ISA WSUPCC se muda para a cidade de Granada nesta quarta-feira,que será um dia de transição e sem disputas. Toda a ação começa com as races técnicas e por equipes, com transmissão ao vivo, na quinta-feira, seguida pelas races de longa distância das mulheres, na sexta-feira, e a dos homens no sábado, juntamente com as finais das races técnicas e por equipes. A cerimônia de encerramento será no domingo. 

IWSUPCC 2014 - SUP WAVE 

MASCULINO 

1 Poenaiki Raioha TAH 

2 Jackson Close AUS 

3 Antoine Delpero FRA 

4 Sean Poynter USA 

5 Jeremy Massiere FRA 

6 Carlos Bahia BRA 

7 Lucas Medeiros BRA  

FEMININO

1 Emmy Merrill USA 

2 Caroline Angibaud FRA 

3 Shakira Westdorp AUS 

4 Iballa Ruano SPA 

5 Nicole Pacelli BRA

RANKING DOS PAÍSES APÓS AS DISPUTAS DE SUP WAVE

671x419
IWSUPCC 2014 Foto: Reprodução / ISA
 

 

.

Fonte: isawsuppc.com

Esta entrada foi publicada em Sup Club - wave , sup, stand up paddle, mundial da isa, nicaragua, sup surf, sup wave