SUP Consciente realiza expedição à trecho limpo do Rio Tietê


 
SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.
SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.
SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.
SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.
  • SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.
  • SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.
  • SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.
  • SUP Consciente - Expedição Rio Tietê.

Galera do SUP consciente realiza travessia pelo Tietê. Foto: arquivo pessoal

O supista Ghaio Cesar Lima conta para os leitores do SUPCLUB.com.br como foi a remada do SUP Consciente, formado por supistas do litoral de SP, conhecido por suas atividades que unem remadas de SUP e ações ambientais, durante a inédita expedição realizada por um trecho limpo do Rio Tietê, no interior de SP.

Por Ghaio Cesar Lima

A remada do Tietê posso considerar como a melhor remada até hoje realizada. Inicialmente, em uma visita a um amigo que mora na cidade de Lençois Paulista, onde surgiu a idéia de desbravarmos o tietê, percorrendo seu curso, partindo do município de Barra Bonita, nas proximidades da eclusa com destino final no município de Pederneiras. Montada a expedição, a idéia foi abraçada pelo supistas do Sup Consciente, onde participaram Marcelo Papão, Carlos Capiau, Ghaio, Marquinhos, Gustavo, Patricia e Lucila, além de contarmos com o apoio de remadores de caiaque locais, entre estes o amigo Gilson Jardim. Na data da remada, analisando as condições climáticas, percebi que uma frente fria se aproximava, o que a princípio causou preocupação e uma certa tristeza, imaginando que a expedição não conseguiria percorrer o trecho de 35 KM programado. Mas analisando o mapa, notamos que o vento Sudeste que entraria, na verdade, iria nos auxiliar na descida do rio e chegando ao local de partida a previsão foi confirmada.

Mapa do percurso

Entramos no rio com rajadas de vento de 30 km/h, seguindo o fluxo do rio, e ao passarmos pelo centro de Barra Bonita, por sermos os primeiros supistas a descer esse trecho do rio, todos moradores pararam para observar e entender o que estava acontecendo, inclusive a própria capitania dos portos, ficou assustada com nossa expedição. Esse início da remada apenas confirmava que seria uma expedição inesquecível para todos, pela energia positiva que os moradores nos passavam.

Percorremos trechos de mata com diversos animais nativos, chegando até mesmo a visualizar um ariranha próxima, cavalos e diversas espécie de aves. Foi uma remada totalmente incorporada ao cenário selvagem do local. Tivemos a oportunidade até mesmo de pegar ondulação no rio, decorrente do forte vento que nos empurrava.

Ghaio Cesar Lima (de branco, à frente) entre a galera do SUP Consciente. Foto: arquivo pessoal

Passamos pelo município de Macatuba, em cenários desertos, apaixonantes, que nos fez referendar a importância do SUP na vida de todos. Foi uma remada que não nos desgastou muito fisicamente. Mantivemos uma velocidade média de 7 KM/H, e após 05h40 remando, chegamos ao destino final, que foi o município de Pederneiras. Uma remada inédita, inesquecível e que ficará eternizada para todos participantes. Pretendemos em breve realizar outra expedição naquela região. Aloha.

GALERIA DE IMAGENS

 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - SUP RIVER ,