SUP entrevista: Bianca Guimarães, mineira ao mar


 

Bianca Guimarães pratica SUP Yoga em Caraívas, BA. Além das remadas, a mineira vem se dedicando muito a essa nova vertente do SUP. Foto: arquivo pessoal

As remadas saíram das praias para conhecerem águas mais doces e calmas. Além das barbas e dos bigodes, o esporte vem reunindo muita mulherada, meditação e paixão pelo esporte. Nos mares, represas e rios, o Stand Up Paddle conquista cada vez mais os brasileiros no litoral e interior do país .

Minas Gerais, um estado com pouca tradição nos esportes com prancha (excetuando-se o wakeboard), já começa a revelar seus talentos no SUP. Entre eles, a mineirinha Bianca Guimarães, conhecida como "Bibi", que começou a remar na Lagoa dos Ingleses, nas proximidades de Belo Horizonte, e, com apenas um ano de prática, conquistou o primeiro lugar na prova da Australian Gold Sup Cup, realizada no Rio de Janeiro em 2012.

Além de estar se destacando nas remadas, ela também é percussora na modalidade inovadora que reúne a alta performance da Yoga com o equilíbrio do Stand Up, o SupYoga. Conheça mais sobre essa atleta na entrevista a seguir

Por Patrícia Campos / Noblu Marketing Esportivo

Existem muitos praticantes de Sup em Belo Horizonte?

Sim, o número de pranchas para alugar para aulas de SUP tem crescido a cada mês. O número de adeptos aumenta a cada dia. Temos um grupo de amigos de SUP, sócios dos três clubes da Lagoa: Minas Tênis Clube Náutico, Iate Clube lagoa dos Ingleses e Serra da Moeda. Sempre tem os curiosos também! Aqueles que conhecem o esporte, a “vibe” do SUP e acabam voltando para um passeio na lagoa!

Bianca Guimarães (à esquerda) ao lado de Angela Bauer e amigas durante o Australian Gold Paddle Cup, no Rio de Janeiro. Foto: Marcus Gullo

Existem mais meninas praticam o esporte com você?

Claro. Existe um grupo de amigas que rema comigo.

Na Lagoa, são em torno de 10 meninas. Todas nós, temos nossa prancha de SUP e praticamos toda a semana na lagoa dos ingleses. Sem contar com as meninas que alugam as pranchas para fazer aulas de SUP.

Após ganhar no Australian Gold Stand Up Paddle Cup, você pretende competir no futuro? Quais são os próximos desafios?

Claro, foi o primeiro campeonato, comemorando um ano que comecei a praticar SUP em Belo Horizonte. O meu ouro foi o maior incentivo. Não esperava ganhar, mesmo porque o mar estava agitado e como pratico SUP em lagoa, tudo foi um desafio enorme para mim. Agora que fui campeã, quero participar de mundiais e muitos outros campeonatos pela frente. Meu próximo passo é conseguir patrocínios para poder competir sempre e motivar o SupYoga no Brasil.

Estreando com vitória na SUP race. Foto: Patrícia Campos

Quantas vezes por semana você rema?

Stand Up Paddle é meu esporte preferido, Pratico até quatro vezes por semana. Nas férias, faço treinos ainda mais intensos.

O que Stand Up Paddle representa na sua vida? O que mudou desde que começou a remar?

Mudou não apenas meu corpo, mas a minha mente também.

Motivação, inspiração e dedicação. São estes fatores que a prática do Stand Up Paddle me proporcionou. Nada melhor do que andar sobre a água. Trabalhar o abdômen, as pernas e os braços, poder alongar-se e refrescar-se ao mesmo tempo!

A arte do Sup Yoga me proporciona boa saúde, consciência corporal, bem estar e autoestima! “GOOD VIBES! SUP VIBE!”

Quais são os atletas você admira?

Kelly Slater, Maria Sharapova e Nicole Pacelli. Adoro também Karol Knopf do programa Secrets Spots, do Canal OFF.

Quais outros esportes que você pratica?

Pratico Sup Yoga, Yoga, Boxe e corro com meus cachorros durante a semana.

Feliz da vida com seu primeiro título. Foto: Patrícia Campos

Como iniciou a prática da Yoga no Stand Up? Você conhece mais alguém que pratica?

Há dois anos, fui para Califórnia e conheci o Yoga Swing, mais conhecido aqui no Brasil como Fly Yoga! Comprei o Yoga Swing, tecido produzido em Bali e o coloquei em casa para praticar yoga. Levei-o para Rio de Janeiro para fazer na praia. Muitos curiosos paravam para ver que tipo de tecido proporcionava tantos alongamentos e trabalhava tão intensamente a arte corporal. Um show a cada movimento.

Meu interesse cresceu a cada dia pela Yoga, mais especificamente o Swasthya Yoga, que trabalha mais a força. Ao começar o Stand up, eu adaptei os exercícios, os movimentos e hoje pratico o Sup Yoga!

O interessante é refrescar-se na lagoa depois de uma aula intensa de alongamentos e muito equilíbrio! Ambos, yoga e Stand Up Paddle boarding, são perfeitos para a construção de um melhor equilíbrio, coordenação, resistência e força do corpo.

Tenho ensinado as minhas amigas a sempre alongar e praticar o Sup Yoga.

Qual é a sua sugestão para as novas praticantes? 

Uma frase ou um pensamento para incentivar quem curte esporte ao ar livre, nada melhor do que exercitar-se em contato com a natureza, ao brilho do sol e no espelho d'água:

- Mente Sã corpo são! Consciência corporal para toda a vida! SUP FOREVER! SUP LOVE!

Esta entrada foi publicada em Sup Club - SUP Girls ,