Balanço do primeiro dia do Mundial da ISA


 
Time brasileiro precisará estar mais unido do que nunca para compensar a ausência de uma equipe técnica. Foto: Rommel Gonzales / ISA
O taitiano Poenaiki Raioha surpreendeu apresentando uma performance arrasadora no primeiro dia de disputas. Foto: Rommel Gonzales / ISA
Medalhista de ouro em 2013, a brasileira Nicole Pacelli começou forte na competição. Foto: RommelGonzalez / ISA
Ibala Ruano fez a maior pontuação entre as mulherer. Foto: RommelGonzalez / ISA
O francês Antoine Delpero esteve entre os distaques do primeiro dia de competição. Foto: RommelGonzalez / ISA
  • Time brasileiro precisará estar mais unido do que nunca para compensar a ausência de uma equipe técnica. Foto: Rommel Gonzales / ISA
  • O taitiano Poenaiki Raioha surpreendeu apresentando uma performance arrasadora no primeiro dia de disputas. Foto: Rommel Gonzales / ISA
  • Medalhista de ouro em 2013, a brasileira Nicole Pacelli começou forte na competição. Foto: RommelGonzalez / ISA
  • Ibala Ruano fez a maior pontuação entre as mulherer. Foto: RommelGonzalez / ISA
  • O francês Antoine Delpero esteve entre os distaques do primeiro dia de competição. Foto: RommelGonzalez / ISA

Por Redação SupClub

O ISA World StandUp Paddle and Paddleboard Championship (WSUPPC) começou pra valer no último domingo, 04/05, apresentando uma performance surpreendente de SUP wave nas ondas da Nicarágua.

Galeria de imagens - Clique AQUI.

Grandes estrelas do SUP se juntaram a novos nomes da modalidade na praia de La Boquita, localizada no município de Diriamba, ao longo da costa do Pacífico, pouco mais de uma hora de carro ao sul a oeste da capital, Manágua, para disputarem as rodadas 01 e 02 do evento.

A onda em La Boquita é de areia e rocha e oferece direitas e esquerdas longas e manobráveis, que mesmo não apresentando suas condições clássicas, quebrando em torno de 3 pés, com algumas maiores, permitiram aos SUP surfistas executar uma grande variedade de manobras, principalmente na parte da manhã e no final da tarde, após a maré alta.

A Nicarágua é famosa pelo vento terral, que sopra forte praticamente durante o ano todo e é ocasionado principalmente pela posição geográfica do lago Nicarágua. Essa constatação ficou mais evidente no período da tarde, quando os ventos "off-shore" bombearam.

"Em apenas três edições deste Campeonato do Mundo, a cada ano eu estou espantado com a progressão do esporte", disse de forma exultante o presidente da ISA, Fernando Aguerre. "Não é apenas o equipamento que está cada vez melhor, mas também o nível das manobras é incrível."

É um sentimento muito especial para ver todas as seleções nacionais torcendo por seus atletas e também uma oportunidade para testemunhar a camaradagem universal do esporte. Eu encorajo todos ao redor do mundo para compartilhar esses momentos especiais, assistindo ao evento ao vivo ou pela a webcast durante toda a semana", completou.

Os destaques do primeiro dia de competição, foram o taitiano Poenaiki Raioha e a espanhola Iballa Ruano, que obtiveram as maiores somatórias do dia.

Raioha teve uma estreia impressionante em La Boquita, fazendo as duas maiores pontuações totais 14,97 e 14,50. O jovem local de Papeete, de apenas 17 anos, avança para a terceira rodada de maneira sólida e sendo apontado como um dos favoritos a figurar na grande final. Enquanto isso,entre as mulheres, Ruano, que foi medalha de bronze durante o ISA WSUPPC 2013 Medalha de Bronze, surrou a melhor onda do dia, marcando 8,00 pontos e também obteve a maior somatória, 14,17.

Outros destaques do dia foram o medalhista de ouro em 2012, Antoine Delpero (FRA), o campeão australiano Beau Nixon e seu conterrâneo local da Gold Coast, Jackson Close (AUS). A surpresa do dia ficou por conta da derrota do campeão de 2013, o norte-americano, Sean Poytner, que caiu para a rodada repescagem durante a segunda rodada.

Os brasileiros Carlos Bahia (SP), Nicole Pacelli (SP) e Lucas Medeiros (ES) fizeram uma exelente estreia na primeira rodada. Nicole foi a primeira colocada na sua bateria quase colocando as adversárias Holly Bassett (ENG) e Jenny Kalmback (CR) em combinação.

No masculino, na primeira rodada, Carlos Bahia avançou na segunda colocação enquanto Lucas Medeiros venceu a sua bateria. Na segunda fase, porém, Lucas e Bahia cairam na mesma bateria e enfrentaram um inspirado Justin Bing (AFS) que liderou a disputa praticamente do começo ao fim. Lucas, no entanto, encostou o placar no final e avançou para a terceira rodada na segunda colocação enquanto Carlos Bahia ficou na terceira colocação e foi para a repescagem juntamente com o dinarmarquês Casper Steinfath.

Nesta segunda-feira, porém, todos tem uma nova chance, pois, independentemente da colocação do atleta, ninguém está fora da competição. Serão realizadas baterias de repescagem entre os terceiros e quartos colocados da última fase, dando uma nova chance ao competidores na corrida pela medalha de ouro.

TRANSMISSÃO AO VIVO 

As disputas do ISA World SUP and Paddleboard Championship poderão ser acompanhadas ao vivo diretamente do SUPCLUB, a partir das 11h (horário de Brasília).

Cique aqui e confira.

Fonte: ISA 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - wave , WSUPPC, ISA World StandUp Paddle and Paddleboard Championship, mundial da ISA, sup wave, sup surf, nicaragua