Coluna SUP Especial: Brasília e a inclusão


 
Robson Careca ao lado de Fernando Bonfá exibe a camiseta de competidor. Foto: Luciano Meneghello / SupClub
Robson Careca a poucos mestros de completar mais uma prova. Foto: Luciano Meneghello / SupClub
Robson Careca amarradão por mais uma conquista. Foto: Luciano Meneghello / SupClub
  • Robson Careca ao lado de Fernando Bonfá exibe a camiseta de competidor. Foto: Luciano Meneghello / SupClub
  • Robson Careca a poucos mestros de completar mais uma prova. Foto: Luciano Meneghello / SupClub
  • Robson Careca amarradão por mais uma conquista. Foto: Luciano Meneghello / SupClub

Por  (*)

O Brasil vive dias de grande mobilização popular. Vendo as imagens do povo ocupando p Congresso Nacional, lembrei-me da minha participação no campeonato realizado em Brasília, no Clube do Congresso, no ultimo mês de maio. Foi a 2a Etapa do circuito Brasileiro de SUP, chamada SOS Lago Paranoá SUP Race Pro, evento organizado pelo  Marco Antonio Gorayeb que também é competidor do circuito.

O campeonato foi sensacional. Cerca de 80 atletas se reuniram às margens do lago para competir nas categorias 12'6" profissional, 14', unlimited, Fun Race 10'6" + 12'2", paddleboard e SUP adaptado, em percursos de 16Km e 5Km.

O dia estava muito bonito com céu azul e o clima seco do serrado parecia estar mais ameno do que de costume. Havia um grande clima de união entre os supistas e todos que estavam presentes na ocasião. Pra mim foi muito bacana largar junto com os competidores e ter a oportunidde de remar com as grandes feras do esporte no Brasil. Pelo menos de minha parte, achei excelente o fato de a premiação ter sido dada em dinheiro, logo após o término do evento. Gostei também da organização e da hospedagem que me foi oferecida pelos organizadores, por isso gostaria de parabenizar ao Gorayeb por esse feito, pois fui muito bem tratado e senti que havia realmente uma vontade muito grande de fazer do SOS Lago Paranoá um evento inclusivo.

Infelizmente fui o único PcD (Pessoas com Deficiência) a participar do evento, mas acredito que a minha participação foi importante para divulgar a prática, pois dei várias entrevistas à TV e aos jornais locais que cobriaram o evento. Espero que outros atletas PcD que tenham visto minhas entrevistas, se inspirem e venham fazer parte dessa festa, pois o SUP é um esporte alucinante e fazer parte de um evento como esse é uma experiência inesquecível.

Vamos nos unir por um Brasil mais justo e mais inclusivo!

Até a próxima!

Robson Careca surfista e supista adaptado.

(*) Robson careca Supista especial promovendo a igualdade para todos com inclusão e responsabilidade social. Para maiores informações sobre o trabalho e os projetos de Robson:  

 
Esta entrada foi publicada em SUP Especial , sup, stand up paddle, brasília, sup adaptado