SUP na Cabeça - Escola de SUP


 

Adriana Munford dando aula no porto da Barra, em Salvador. Foto: arquivo pessoal

Por Babi Brazil e Adriana Munford (*)

As aulas de SUP da Escola Babi Brazil que vem ocorrendo desde dezembro de 2011 nas praias de Salvador - Bahia, especificamente em Itapuã e no Porto da Barra, tem ampliado o nosso olhar. Ensinar é ao mesmo tempo aprender.

Em alguns meses de trabalho com aulas de SUP, percebemos em cada aluno, mudanças positivas referentes à postura corporal e aos relatos de bem estar físico e emocional.

Para alguns, é um verdadeiro desafio mover-se sobre a água numa superfície instável. Para outros, que levantam e já saem remando, é a passagem para o mundo mágico do SUP. Estes já conseguem olhar pra os lados, apreciar a paisagem da cidade de Salvador, do corredor “marinho” da vitoria, da “casa amarela”, do Farol da Barra, da Ilha de Itaparica, do Farol de Itapuã, do Forte de São Marcelo e de tantas outras maravilhas da Bahia.

Aluna da Escola de SUP Babi Brazil competindo no estadual – Foto: Max Interaminense

Mas para aqueles que ainda não conseguem “olhar para o lado”, e muito menos para trás, é preciso olhar para “dentro” e perceber o próprio corpo. Nessa busca pelo equilíbrio, ou seja, pelo “encontro do próprio centro” e pelo fortalecimento do CORE, a união entre a saúde mental e corporal se estabelece.

A referência passa a ser o próprio individuo, que de repente se percebe, flutuando de pé sobre as águas, se dando conta da vida corrida que leva, se deparando e enfrentando medo das profundezas do mar. O horizonte não da as respostas, remar contra o vento exige força, cansa, faz pensar. Ficamos ali, lado a lado, remando, ensinando técnicas, demonstrando segurança e disponibilizando uma escuta diferenciada, que nos implica muito mais do que somente como instrutora de SUP, mas como profissionais de educação (Babi) e saúde (Adriana).

Corredor da Vitoria. Foto: arquivo pessoal

Assim podemos afirmar que o ganho é nosso. Pois ao ensinar aprendemos trocando conhecimento e experiência com cada aluno.  A aluna Helena Fraga, por exemplo, nos comove quando associa sua prática profissional com o SUP nos enviando textos e ampliando nosso olhar quando escreve:

“O stand up paddle (SUP) pode ser visto como uma alternativa positiva e saudável de esporte. Existe inclusive o programa de prevenção de quedas para idosos que envolvem, em geral, as mesmas atividades que são exigidas para a prática do SUP, ou seja, treino de equilíbrio estático e dinâmico em superfícies instáveis, treino de transferências de peso, dissociação das cinturas pélvica e escapular, exercícios de resistência para fortalecimento muscular, principalmente de membros inferiores, treino de flexibilidade e treino de propriocepção. Pratique, mexa-se.”

"Sala de aula" do Porto da Barra. Foto: arquivo pessoal

A procura por aulas de SUP tem crescido assim como a procura por vias que levem ao bem estar físico e emocional e a prática do SUP cataliza esse encontro.

Remar é fácil! Entretanto remar com uma postura saudável e utilizando o remo da maneira certa; correlacionar exercícios físicos incluindo os de propriocepcão para otimizar a remada; ter uma companhia profissional; são aspectos que trazem benefícios para quem quer aprender  e justificativas plausíveis para que as aulas de SUP aconteçam.

Boa remada e até a próxima!

Babi e Drica

(*) Adriana Munford, psicóloga, dançarina e atleta do SUP, juntamente com Babi Brazil, PHD em educação musical, atleta e Campeã Brasileira de SUP RACE 2011, assinam a coluna ‘SUP na Cabeça’ para o SUPCLUB.com.br.

 

 

Esta entrada foi publicada em Sup Club - SUP na Cabeça , SUP