“SUPer” teste


 

Alex Araújo pronto para realizar o "SUPER" teste. Foto: arquivo pessoal

Direto de Fortaleza, Alex Araújo, vice-campeão brasileiro de SUP race em 2011 e líder do circuito de SUP race da CBS 2012, entrevista o Dr. Franz Burini, médico do esporte, pesquisador, professor e consultor em metabolismo do COB (Comitê Brasileiro Olímpico) que esteve na cidade para realizar com o atleta um exame de avaliação metabólica, bastante comum em atletas do alto rendimento, mas pouco conhecido entre os remadores de Stand Up Paddle.

 “SUPER” teste

Por Alex Araújo

Durante a primeira semana de setembro tivemos a visita do Dr. Franz Burini, médico do esporte, pesquisador, professor e consultor em metabolismo do COB. Um dos objetivos de sua visita a Fortaleza foi desenvolver o seu trabalho com a avaliação metabólica de atletas do alto rendimento.

Tive a felicidade de ser escolhido pelo Dr. Franz para realizar a avaliação. O local escolhido para o teste foi em meu centro de treinamento, na Lagoa do Colosso, no coração da capital cearense.

O teste foi realizado em um período de 1 hora onde fui avaliado com a utilização de ergoespirômetro portátil (K4b2 – COSMED), equipamento utilizado em alguns centros de treinamento de atletas de elite no mundo.

Acredito que este teste abriu as portas para um novo conceito de avaliação em atletas de Stand Up Paddle, pois até onde se tem notícia, este foi o primeiro protocolo realizado no mundo.

Para saber mais sobre como foi feito o teste e também os resultados, fiz uma rápida entrevista com o Dr. Franz Burini, que passou informações sobre a avaliação e também sobre sua experiência no trabalho desenvolvido com o K4b2, leia abaixo a entrevista.

Alex - Dr. Franz você tem feito este teste em atletas de qual modalidade?

Dr. Franz - Tenho tido oportunidades de avaliar atletas praticantes de canoagem, caiaque, remo, vela, futebol, corrida, ciclismo, triathlon, dança, kettlebell, cross-fit, MMA, rugby e por aí vai...

Alex - Como foi realizar o teste em um atleta de Stand Up Paddle?

Dr. Franz - Venho tentando aplicar a abordagem metabólica nas avaliações de atletas do alto rendimento desde o término do meu doutorado; tentando trazer para a prática o que discutimos nos pacientes graves, principalmente os detalhes. Acredito que os atletas diferenciados são feitos de detalhes, e se não tivermos como avaliá-los desta forma, muitas vezes nos embasamos em empirismos sem o devido respaldo acadêmico. Aplicar esta abordagem em um atleta diferenciado como você foi realmente um privilégio.

Alex Araújo conversa com o Dr, Franz. Foto: arquivo pessoal

Alex - Durante o teste o que mais lhe impressionou? Quais as variáveis que ficaram mais evidentes?

Dr. Franz - A capacidade do atleta em perpetuar grande esforço com uma “economia” metabólica me impressionou! O custo calórico e a demanda física, analisadas pela variável VO2, durante todo o percurso esteve em níveis que muitos atletas não atingem em testes máximos...

Alex - Você tem alguma informação sobre este teste ter sido realizado em algum outro atleta desta modalidade?

Dr. Franz - Tenho certeza que não houve relato sobre a aplicabilidade na modalidade de SUP.

Alex - Faça uma descrição rápida sobre o K4 para que as pessoas possam saber melhor sobre seu funcionamento.

Dr. Franz - É um analisador portátil de O2, CO2, ventilação e utilização de fontes de energia durante a atividade e em repouso.

Alex - Este teste é muito praticado em atletas de ponta em outros esportes, você acha que com este primeiro caso irá aumentar a procura de atletas desta modalidade, já que o Stand Up Paddle é a modalidade que mais cresce no mundo?

Dr. Franz - Acredito que os limites atuais relacionados ao SUP competição serão cada vez mais superados com avaliações detalhistas como esta. Para quem leva a sério o que faz, a procura por esta abordagem deveria ser mandatória.

Alex - O que este teste pode contribuir para a melhora de desempenho do atleta?

Dr. Franz - Otimização de desempenho, recuperação e ajustes finos no contexto de padrão nutricional, ingestão de suplementos, hidratação, eletrólitos. Compreender realmente o que ocorre com o organismo a cada remada, a cada fase dos treinamentos e da competição.

Alex - Após o termino do teste quais foram suas conclusões?

Dr. Franz - Atleta com características diferenciadas, que consegue sustentar esforço elevado com eficiência metabólica ímpar, além das variáveis: força, potência e biomecânica, extremamente aguçadas!

Agradecimentos à empresa GERAR MED que possibilitou a realização deste teste, bem como a vinda do Dr. Franz Burini a Fortaleza. Representante autorizado Fortaleza: MED WELLNESS.